sábado, 7 de abril de 2012

PANIS ET CIRCENSES: os jogos vorazes no cinema!

Questão é a seguinte: Eu não esperava NADA desse filme. Chame de preconceito, babaquice, o que quiser, mas o fato é que quando você diz que um filme foi feito "pelos mesmos criadores de Twilight", tem para mim o mesmo efeito de alguém me apresentar um bebê e dizer "este aqui é o filho do Hitler."

ACHTUNG!

De fato, quando meu querido irmão , que já postou sua opinião aqui, me falou do filme, eu releguei sua nota altíssima à empolgação. Todos nós nos empolgamos com algo, o que não significa que é necessariamente bom não é?  Você já deve ter pegado aquela pessoa ridícula, e achado que tinha se dado super bem. Já deve ter comprado aquele CD do Gera Samba empolgadão. Já deve ter ido ver Fúria de Titãs e achado o melhor filme do século atual. Então, quando fui ao cinema ver Jogos Vorazes (2012), a expectativa estava realmente lá embaixo. Achei que no mínimo, eu iria passar uma tarde e me divertir com atuações pavorosas e depois ia tentar esqucer o assalto do preço do cinema com um hamburguer, preferencialmente do Bob's            (olha o Jabá perdido aqui, Bob's!). Entretanto, eu estava redondamente enganado. Não só eu fui comer pizza depois do filme, como Jogos Vorazes é , sem a menor dúvida, o melhor filme que eu fui ver no cinema este ano.

E, sem dúvida, o melhor filme envolvendo pássaros flamejantes já feito. 

Vamos falar rapidamente da sinopse: Em um mundo de merda, existe um país dividido em 12 distritos e uma capital. A cada ano , são sorteados dois jovens de cada distrito para participar de uma espécie de torneio sangrento chamado "Jogos Vorazes". Para evitar que sua irmã menor vá para a edição mais atual destes jogos, a protagonista Katniss Evergreen ( interpretada pela sempre gostosíssima Jennifer Lawrence) se voluntaria , e assim começa a história cheia de intrigas, construções de mundo fantásticas e sangue. Muito, muito sangue.

As atuações do filme são excepcionais, com raríssimas exceções. Jennifer Lawrence está se sobressaindo para mim desde de Inverno da Alma , e Josh Hutcherson, que conseguiu mostrar seu talento lá em Zathura  e depois deu aquela escorregada em Viagem ao centro da Terra 3D, está mostrando que não é só um rostinho bonito em Hollywood. Até porque, ele realmente não é. Mesmo.



Mas ele veste uma gravata e colete como ninguém. 



Os outros atores estão muito bons, como disse. e você pode inclusive fazer um jogo todo próprio durante o filme chamado " de onde é este cara mesmo?" . VEJA  Stanley Tucci como o apresentador e tente descobrir outro papel dele  além de médico em ER! SURPREENDA- se descobrindo Elizabeth Banks na mistura de Travesti e boneca de porcelana que é uma das personagens! VOMITE com Lenny Kravitz tentando atuar desesperadamente e SORRIA ao saber que não há nenhuma música na trilha sonora!

Uma das obras que surge logo à mente quando se pensa neste filme é, para muitos, o cráaaaaaaaaaassico O Sobrevivente , com o o bom e velho Schwarza ( em breve reviews da obra deste ator in justiçado :D) . E realmente, eu lembrei muito deste filme, até pela temática, claro.

Houve um tempo em que bastava acrescentar o nome dele a um filme, e tudo o mais estava perdoado.  Inclusive  roteiro. 
Mas enquanto o Sobrevivente vai mais pelo lado , porque não, divertido da proposta, Jogos Vorazes tenta mostrar para o espectador todo o peso de se participar em uma competição onde você é, efetivamente, forçado a matar por sua sobrevivência. por este lado ele se parece muito com um filme de 12 anos atrás: o nipônico Battle Royale. Ambos os filmes lidam com a dor e pesar de se forçar jovens a competir pela sua vida em um espetáculo que serve , de um lado para a diversão, de outro para uma demonstração fascista de controle e poder sobre a população. Ambos nos fazem refletir sobre o quanto está dessensibilizada nossa sociedade em relação a violência, ao caos que somos expostos dia após dia. E somente por nos fazer pensar em uma época que é mais fácil vender efeitos especiais 3D ao invés de um roteiro bem escrito e um filme bem feito, Jogos Vorazes merece ser visto. E no telão. deixe de preguiça e aproveite a promoção de Quarta Feira do seu cinema mais próximo , rapá!

Se tive alguma picuinha com o filme? Tive sim. Muitas coisas ficaram meio inexplicadas para mim, principalmente no que se refere às regras dos tais Jogos. Tem tempo para terminar? De onde surgiram os animais geneticamente modificados? (OOOPS! SPOILER!) O próprio cenário dos Jogos: qual o controle dos produtores sobre ele? É total? É somente em alguns pontos?  Nada que vá atrapalhar a imersão do filme, é claro, até porque ele tem uma construção de mundo como poucas obras que eu já tenha visto. Mas são coisas que me deixaram um pouco confuso na hora,  já que não li os livros em que o filme foi baseado, e que por isso eu desconto aqui. Além disso, o ator Wes Bentley, que faz o gamemaker, isto é, a pessoa responsável pela organização dos Jogos Vorazes, não fez muita diferença no fim das contas. Não sei se pelo personagem ou pela capacidade do ator em si, mas o fato é que as poucas vezes que consigo me lembrar de sua atuação foi quando ele estava ao lado de Donald Sutherland, como o provável Vilão Mor da trilogia: Presidente Snow.

Talvez nem seja ele o vilão. Talvez seja somente sua poderosa barba. 


Jogos Vorazes é um filme que, como dito, faz pensar. E não é com um coração leve que você sai do cinema, e sim com a mente cheia, e , se você for como eu, louco para saber o que acontece em seguida. Por isso dou a ele 8,5 Schwarzenneggers correndo em um colant, perdendo pontos apenas por questões triviais, e também porque eu nunca dou dez para nada. Pergunte ao meus alunos!

STOP WHINING!




Um comentário:

  1. Eu simplesmente adorei o filme, até queria ganhar os livros de presente!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua opinião!