terça-feira, 17 de abril de 2012

AVANTE VINGADORES: HULK (2003)

Hulk, Hulk, Hulk. O que diabos aconteceu?

Quer dizer, não devia ser tão difícil assim adaptar o Incrível Hulk para as telas de cinema. Um homem atormentado que vira uma criatura  super-destrutiva  quando se irrita. Ou seja, uma história que qualquer bêbado de boteco pode se identificar.

Nessa analogia, o verde da pele vem da ressaca.
É claro que estou exagerando, mas não deixa de ser verdade que, se bem feito, o Hulk seria um espetáculo visual e tanto. Muitos dos seus elementos são coisas que tanto o fã de quadrinhos quanto o público geral gostam (destruição insana, porrada, calças roxas). Além disso, o advento da tecnologia de CG, em tese, permitiria um filme mais fiel ao quesito "cidades arrasadas por monstro verde lutando contra o exército dos EUA". Então o que foi que aconteceu aqui? Por que , mesmo com dois filmes do Hulk tendo sido feitos com excelentes atores e efeitos especiais razoáveis, o melhor Hulk ainda é o da série de Lou Ferrigno?

Visto aqui ao lado de outro Hulk muito bom também. 


Para tentar entender isso, em nossa séries de posts AVANTE VINGADORES, o Fanbrothers vai analisar friamente os dois filmes do Incrível Hulk, dissecar cena por cena, e esbravejar sem qualquer pudor aqui no blog, começando pelo filme dirigido por Ang Lee, HULK (2003) . Vamos nós! 


SINOPSE:


Em 1966, o cientista militar David Banner (Nick Nolte) testa em si um soro experimental super-poderoso criado por ele.... e nada acontece. Que coisa, não. O que ele não contava é que as alterações do soro iam aparecer eu seu rebento, Bruce Banner (Eric Bana), que anos depois , realizando experimentos com nanotecnologia e Radiação Gama , sofre um acidente que faz com que ele, quando estressado ou irritado,  se transforme, nas palavras da Wikipedia, num mutante forte e alto, chamado Hulk. O que, embora gramaticalmente certo, me parece um pouco enganoso da parte deles. Eu não sei vocês, mas não só forte e alto parecem mais descrições de Crepúsculo que de um Monstro verde, como também quando eu leio mutante forte e alto, eu penso mais nisso....


Acima: um mutante forte e alto . E russo. 

....Do que nisso:


....Shrek ?


LIGAÇÃO COM O FILME VINGADORES:

QUASE NENHUMA. Exceto, talvez, introduzir o personagem Hulk no cinema, de uma forma que não fosse um homem forte pintado de verde, com uma peruca na cabeça.  Além disso, o filme O Incrível Hulk, aquele com o Edward Norton, embora tente ignorar, é uma espécie de continuação desse filme aqui. Então... nível de ligação 2/10
A PRIMEIRA IMAGEM quando você digita 2/10 no Google Imagens. 

PONTOS ALTOS:

Ah, essa é uma parte difícil, e não pelo motivo que você pensa.  Por mais que o filme tenha atualmente uma pontuação de 5.7 no imdb, 62% no Rotten Tomatoes, e todos os meus amigos me digam que ele é uma bomba (Gama! RÁ!) de assistir , eu tenho um grande carinho por esta bosta.  É difícil explicar o porquê disso; talvez seja todo o trauma de gostar dos quadrinhos do Hulk e ter  como única opção de adaptação  apenas aqueles filmes horríveis do SBT. 

O Incrível Hulk e o Poderoso Thor. Não, sério. Detalhe para o Mjolnir de pedreiro  ali na cintura do Thor.

O fato é que muita coisa que tem nesse filme, e que outros apontam como as coisas mais ridículas, eu gosto. Então os pontos altos ficam um pouco abalados em sua objetividade, mas sejamos francos: Você não veio aqui esperando frieza científica, não é?  Sendo assim, eu diria que a atuação de Eric Bana está formidável como Bruce Banner, e que Nick Nolte faz um velho maluco como ninguém.

Provavelmente por ter experiência própria.

Conta pontos também para mim, que eles tentaram realmente fazer o monstro ser o mais parecido fisicamente com Bruce Banner possível.  mesmo que o resultado final tenha sido longe de algo bacana (ainda mais tendo saído depois de um certo filme com um CG espetacular...), a idéia em si foi louvável. E  as cenas de luta com o "Homem Absorvente" ( Eu sei, eu sei. Me sinto sujo só de escrever isso.) foram bacanas também. De uma forma um pouco bizarra, mas foram.


PONTOS BAIXOS:

Cães Hulk, Cães Hulk, CÃES HULK!!!

Aqui visto numa action figure. Porque as crianças adoraram, provavelmente, sei lá.
Ok, para ser justo, os cães-hulk (embora ridículos) estão longe de ser o pior dos problemas do filme. Estes seriam os (d)efeitos especiais que transformaram o Hulk numa bola de borracha verde, a falta de antagonistas fortes para o protagonista (tanto que tiveram que pôr a porcaria dos cães-hulk...) , a falta imensa de cenas de ação, (que são algo que você espera num filme com UM MONSTRO VERDE SUPERFORTE VERSUS O EXÉRCITO DO EUA)... mas o principal defeito mesmo do filme, que inclusive pode ter sido o causador de todos esses outros citados acima, é a tentativa de se fazer de Hulk um filme de arte, pondo em foco não o monstro, e sim seu alter-ego humano. Ang Lee, um diretor conhecido por seus toques de cinema-arte em em diferentes gêneros como Wuxia e Faroeste,  tentou fazer desse filme algo mais que um filme de quadrinhos, talvez pelo estigma que o gênero carregava naqueles dias longíquos, antes de Batman Begins. Novamente, é louvável a intenção, mas  infelizmente ficou bem abaixo da expectativa, ainda mais quando se vê o filme nos dias de hoje. 


Acima: expectativas  de adaptações de quadrinhos
Se fosse pelo meu coração, eu daria uma nota maior. Mas  precisamos ser justos aqui; Hulk de Ang Lee só merece mesmo 5 de 10 Bombas Gama, e isso porque eu senti pena dele.  É como aquele cachorro vira-lata que você vê pegando chuva: pode sentir dó, gostar do jeito dele, mas ao fim e ao cabo, é só um vira-lata mesmo. Veremos se o O Incrível Hulk de Louis  Leterrier, se sai um pouco melhor (SPOILER:  Só um pouquinho melhor.)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua opinião!