terça-feira, 8 de maio de 2012

A VIDA "NAS RUA": 3 SÉRIES POLICIAIS SEM FRESCURA

Ei você, me diz aí: você tem raiva da série CSI e seus filhotinhos? Porque eu tenho. E muita. 

Mas os temas de abertura são demais. Isso eu admito.
Se eu tivesse que dar uma razão somente (além dos roteiros risíveis, personagens caricatos, a insistência de que somente pessoas bonitas são policiais e o fato que a Polícia Forense aparentemente tem uma unidade que pode interrogar os suspeitos e persegui-los), seria a falta de humanidade nos personagens. Parece que todos os policiais em CSI são lindos, perfeitos, e sempre capazes de prender o culpado no fim do episódio.  Não à toa, o único episódio que eu gostei desta MERDA foi o que o Quentin Tarantino dirigiu, e isso porque os caras dão uma suada (até que enfim) para resolver a questão toda. E quando o único episódio com senso de realidade de sua série é dirigido por QUENTIN "LITROS DE SANGUE EM KILL BILL" TARANTINO (por mais que ele seja um excelente diretor), você está com problemas.

Acima: realismo.


Aí você pensa "E daí? Séries policiais são isso mesmo, não existe nenhuma que não tenha frescura. Deixa de ser ranzinza!"  E não só eu digo ERRADO, logo após mandar à merda, como mostro aqui 3 séries que são anos-luz à frente de CSI. Algumas do passado, outras presente, e nenhuma do futuro ( porque meu computador não é tão bom assim), elas são todas excelentes pedidas para você ir pedir emprestado lá no tio Torrent. São elas:

3) LUTHER ( Reino Unido)


Sinopse: Idris Elba (AKA "cara que fez o Heimdall no filme do Thor") interpreta um policial inglês que investiga casos escabrosos. A questão é que ele sempre leva muito do caso para sua vida pessoal, causando um pouco de perturbação em sua vida pessoal. Como ser internado para tratamento psicológico por suspeita de agressão a suspeitos.    

Luther, perturbado psicologicamente. Ou coçando uma caspa. 


POR QUE É MELHOR QUE CSI: Atuações convincentes, pra começo de conversa ( uma novidade em relação aos robôs atores de CSI). Roteiros bem escritos, por outro (melhor que os textos de guardanapo de boteco em certas séries).  O tratamento inglês ajuda bastante, já que as séries lá são feitas em geral com o cuidado que se dispensaria a filmes, em todos os aspectos da produção. Enfim, é uma série animal que com certeza vale a pena ser vista.





2) SOUTHLAND ( EUA)

Sinopse: Dia a dia na vida de policiais em Los Angeles. Nada de novo? Que tal um foco na visão geral do policiamento ali, ao invés de ser só no trabalho dos detetives de Homicídios? Southland tem um foco bastante forte no cotidiano dos patrulheiros da força policial (engraçado que esse é o nome de uma série de merda brasileira. Hum.). Com um roteiro mais preocupado em desenvolver personagens que em mostrar resoluções de mistérios babacas para os detetives de sofá em casa ( ALÔ LAW AND ORDER: SVU!), a série tem uma pegada que lembra bastante Dia de Treinamento (alguém lembra desse filme?) 

Mas com uma distinta falta de Denzel Washington.  


POR QUE É MELHOR QUE CSI:  O foco nos personagens ao invés dos crimes faz toda a diferença. Recentemente eu soube que morreu mais da metade dos personagens de CSI, o que, embora eu seja suspeito para falar, não deve ter afetado tanto o espectador assim. Personagens em CSI são estereótipos sem alma; Personagens em Southland são pessoas críveis, e o impacto emocional do que acontece com elas é alto. Isso me faz querer assistir uma série.  



1) HOMICIDE: LIFE ON THE STREET

Sinopse: Já esta série, como o nome deve denunciar, foca-se nos detetives de homicío da cidade de Baltimore, Maryland. Cada temporada possui um "caso" maior específico, embora cada episódio também tenha suas investigações e resoluções próprias. A série conseguiu aliar ao roteiro e histórias  extremamente interessantes, um desenvolvimento absurdo dos personagens, e uma preocupação em passar o peso emocional do trabalho policial.


E com 100% mais participações de Robin Williams que as outras séries! 


POR QUE É MELHOR QUE CSI : Eu poderia dizer que é porque a série foi baseada em um livro que trata de casos e policiais reais ; que ela foi a série que preparou o terreno para a premiada série The Wire ; que  ali não trabalham só pessoas bonitinhas e perfumadas, o que passa um senso maior de dureza e realismo; que a trilha sonora tá de sacanagem de tão boa; ou que ela foi um marco nas séries de sua época justamente por ser considerado o mais próximo de uma investigação policial mostrado na TV ( e é considerada até hoje). Mas quer saber? Vou dizer que ela é melhor porque FODA-SE CSI E LAW AND ORDER, está é a melhor série policial de todas!


E você? Qual sua série policial favorita? Ponha nos comentários o que você pensa, mesmo se gostar de CSI, prometo não te agredir verbalmente ( talvez só mentalmente...).  também temos nosso twitter (@fanbrows) e nossa comunidade no facebook (www.facebook.com.br/fanbrothers). Sigam-nos e curtam-nos! (que frase gay...)


Até a próxima! 

Um comentário:

  1. Caro nerdescriba: Já amei mais o CSI,hoje nem tanto; mas, vá lá, vc curte aquela grega do NCIS, ou ela não é de lá? Putz!
    Acho que vc está MUITO radical e nem é tão chique assim para falar mal do CSI.
    Agora, acho que faltou na lista dos MELHORES o grande DEXTER e ainda os menores (mas bons) LAW & ORDER (CRIMINAL INTENT E SVU).
    No mais estereótipos - AQUI E LÁ FORA - são feitos para serem consumidos pelos MEDIA CRITICISM, ou seja a PATULEIA, inclusive os NERDS, quer mais estereótipo que vcs?
    Ciao, bambinos!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua opinião!