terça-feira, 1 de maio de 2012

AVANTE VINGADORES: HÃ...VINGADORES.

"O público sabe a verdade. O mundo é simples, miserável, desprovido de magia. Mas se você puder enganá-los, mesmo que por um segundo, então pode deixá-los maravilhados, e nesse momento, conseguíamos ver algo muito especial...não sabes o que era?... era a expressão dos seus rostos... "


 O Grande Truque, dirigido por Christopher Nolan

Essa não é uma resenha de filme comum. Se você realmente quer ler críticas construtivas sobre o filme, eu recomendo ler este review  ou esse aqui , duas posições relativamente frias em relação ao filme (quem diria que se veria isso no Melhores do Mundo). Aqui você vai ler a posição mais emotiva, nerdástica, e pessoal possível. Com a possível exceção da crítica do Judão. Aquele cara sempre é meio emotivo demais.
Representação gráfica da crítica do Judão. 

Quando eu fui ver Vingadores, nada poderia estar dando mais errado. Sério mesmo. Quer dizer, os ingressos estavam comprados antecipadamente, e isso eliminava uma fila, mas uma série de coisinhas foram acontecendo durante o dia que foram minando minha  Joie de Vivre (Expressão da semana) .  Basta dizer que pequenas irritações aqui e ali foram se acumulando, até que na hora de eu ir ver o filme , acompanhado de dois tios e irmã, eu estava um pouco irritadiço. Só um pouquinho.

"Fila gigantesca de estacionamento? CLARO QUE ESTOU CALMO!"
E no entanto, foi só ver Vingadores, que tudo sumiu. Você entende o que é ver um filme e voltar ao seu espírito de criança? Quando você andava descalço pelo chão da sua casa, e tudo o que sua asma lhe permitia para diversão eram quadrinhos, e livros? Não? Ok, talvez essa seja uma lembrança só minha mesmo... Mas de qualquer forma, Vingadores foi para mim o contato com a criança interior. A volta para 17 anos atrás, quando eu era o pequeno garoto olhudo e magrelo com o cabelo cortado sorvete, que iria mudar o mundo com a literatura.


Um tempo onde o CAVALEIRO NEGRO era um vingador. Que droga, hein?

Naqueles dias, eu era afortunado o suficiente para ter uma assinatura de revistas (ainda formatinho), e eu abria aquele pacote verde com uma expectativa única, que cada uma dessas revistas traria um mundo à parte, um pequeno sonho em 100 páginas. Você lembra dessa época em sua vida? Quando pequenas coisas como um gibi podiam te fazer sonhar com algo maior,  mais grandioso? Meus amigos, foi assim que me senti assistindo Vingadores.

Um tempo onde sua mãe dizia "Depois a gente volta e compra o boneco", e  você acreditava.

Você pode pensar "Ah, esse é mais um post de um nerd sem noção falando de uma coisa que não tem nada a ver, claro que ele ia gostar..." . Se você pensa isso, meu amigo, você não está entendendo nada do ponto, nem viu nada do filme . Porque antes de ser um filme só para nerds, Vingadores É UM FILME PARA TODOS. Claro, ajuda se você assistiu  todos os filmes antes, e/ou  se você esperou desde sua infância por algo assim nos cinemas. Mas o diretor Joss Whedon ( Sim, o cara que criou Buffy. Pare de fingir que está vomitando agora mesmo)  tentou fazer algo que, ao mesmo tempo que dava o filme que os fãs queriam, não deixasse as pessoas comuns, que só querem curtir um bom cinema, desamparadas. O filme é cheio de bom humor (Meta humor, eu diria) , leveza, e uma ação frenética. Mas sem nunca esquecer do desenvolvimento dos personagens.

Diferente de outros filmes por aí.
A sinopse, todos sabem a essa altura. Loki, irmão adotado de Thor, vem à terra armado com um exercítio alienígena na tentativa de conquistar o  planeta (A partir de Nova York... por que não, né?), e Nick "Samuel Jackson" Fury tem que organizar um grupo de seres extraordinários para deter o vilão. É isso. Não tem surpresa nenhuma. 
SURPRESA!!! Ah, esquece.

A diferença está no quanto os personagens na história são orgânicos, desenvolvidos mesmo. O diálogo é tão bem feito, que você ignora  a simplicidade da história e se concentra no relacionamento dos personagens, Quantos filmes você conhece que se preocupam com isso? Coisas tão simples quanto dar credibilidade à sua própria história, e não encher a tela de idéias presunçosas e que fazem  sentido unicamente para o seu criador? Pois bem, Vingadores se preocupa em fazer sentido, por incrível que pareça. E , como um bom anfitrião ao mundo nerd, se preocupa se todos os convidados estão confortáveis, e não somente os velhos amigos da casa. Boas atuações ( Destaque para Robert Downey Jr, claro) edições de ação exemplares (nem um único momento de câmera trêmula!),  direção segura.... Vingadores é um dos melhores exemplos de um cinema-pipoca feito de forma inteligente já visto por este cinéfilo.


E um dos poucos exemplos que não pode ser destruído por George Lucas.
Qual nota que eu dou? Impossível dizer. Você deve ter percebido que esse filme foi muito especial para mim, e dar uma nota para ele seria até impróprio da minha parte. Como dar notas para a emoção de voltar a ser criança por 142 minutos? Não posso fazer isso. Você leu minhas impressões, veja o filme e tire você as suas. Só posso fazer aqui, à guisa de nota, uma citação ao meu amigo de Twitter e Facebook , o Herói da Depressão (sigam-no, super gente boa, #indico!) :

Cara, eu saí do cinema me sentindo COMPLETO. Olha que bizarro... 

E , no fim de tudo, não é esse o objetivo maior do Cinema?




8 comentários:

  1. Exatamente o que eu senti quando vi o filme. (y)
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rapaz! Tentei passar a sensação de ver o filme, apenas... Acho que consegui. :)

      Excluir
  2. Eu não sou tão nerd e talz e nem conheço as histórias em quadrinhos mas eu curti muito o filme..
    é bem como você disse mesmo... o diretor se preocupa com uma história bem completa o/
    cheia de ação.. te faz esquecer do mundo e eu ainda vou assistir de novo o filme o quanto antes o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E fazer esquecer o mundo é algo louvável nesse tipo de filme. Também estou querendo muito ver de novo! :D

      Excluir
  3. Claro que fiquei mais ansiosa pra ver o filme do que já estava. Infelizmente não conheço a sensação de um gibi me dar esperanças e me encher de expectativas de que 100 páginas me fariam me sentir em outro mundo, infelizmente não cresci lendo gibis, e eu queria tanto hoje isso viu, tantos gibis e HQ's que tenho curiosidade em ler :X Mas enfim, espero ver Os vingadores e experimentar essa sensação que você sentiu ao ver o filme, claro que não irá ser a mesma coisa, somos duas pessoas diferentes, mas né, o filme realmente me parece ser sensacional, simples na estória, mas pelo que li aqui, completo por causa de vários outros fatores *O*

    AH, amei sua seleção de músicas no comentário da minha playlist, já ouvi La Roux sim, vou procurar mais músicas para ouvir e ver se gosto, não consigo definir se gosto de uma banda/artista só por uma música. rs

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jennifer! Adorei sua idéia duma playlist pra encarar a semana... a música é uma das formas mais puras de arte, e gosto das sensações que ela pode causar numa pessoa.
      Espero que gostes do filme! ^^

      Excluir
  4. Ainda não consegui assistir e procurei não ler NENHUMA crítica a respeito para não formar possíveis pré opiniões, mas não resisti à tentação de ler comentários de uma amigo "marvete" como eu (mesmo que não assuma =X).
    Também já tive a sensação de esperar o pacote verde na mão do papai, ansiosa pra rasgar delicadamente e sentir o cheiro do papel, e adorava!
    Não sei o que sentirei quando conseguir ir ao cinema vê-lo, não sei se conseguirei ser transportada para a tela o suficiente para esquecer os adolescentes barulhentos que deverão me rodear, mas espero, sinceramente, que seja de alguma forma mágico como foi pra ti (e que eu não implique com a Viúva de novo).

    ResponderExcluir
  5. Com todo o respeito, me desculpem pela expressão, mas Os Vingadores é um puta filme.
    Joss Whedon como nerd de carteirinha que é, conseguiu fazer um filme que agradasse tanto as fãs como aquele pessoal que não sabe diferenciar heróis da Marvel dos da DC, e isso não é nada fácil.
    E se formos considerar a quantidade de heróis meia boca (como o Homem Formiga, um dos Vingadores originais) que já foram Vingadores, até que o Cavaleiro Negro não é dos piores.
    E hoje em dia qualquer camelô tem dúzias de bonecos de super-heróis à venda, fazer o quê?
    Um amigo meu e eu escrevemos um post sobre o filme aqui
    http://fantasticocenario.com.br/2012/04/30/dissecamos-os-vingadores/
    Valeu.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua opinião!