sábado, 19 de maio de 2012

CABEÇA VS PIPOCA: QUAL O ENTRETENIMENTO QUE VALE?

Outro dia (semana passada), depois de ver Vingadores pela quinta vez (dublado, sem 3D que dói a cabeça dessa vez) , eu comecei a pensar em todas as críticas que eu li sobre o filme, boas e ruins.  Por um lado, você tem pessoas como o Thiago Siqueira do Cinema com Rapadura, afirmando que o filme foi "Divertido e superlativo, mas sem jamais deixar de ser inteligente, “Os Vingadores” é imperdível para qualquer fã de filmes de ação e aventura. " . Por outro lado, temos a crítica do Brainstorm 9 , escrita pelo Carlos Merigo, que caracterizou o filme como "preguiçoso" e o classificou como um "pastel de vento". Isso me fez pensar no que buscamos nas obras, quando estamos indo ver filmes, e mesmo, em qual o valor de uma entretenimento  "pipoca" em geral, artisticamente e para a pessoa que assiste em si.


E qual o valor  da pipoca grande VERSUS um pacotão de Doritos?

O mundo tende a colocar tudo que não é sério, como algo negativo. Você gosta de Guerra nas Estrelas, Quadrinhos, action figures? Você é uma  adulto imaturo, que não está pronto para lidar com as responsabilidades da vida. E no entanto, por que tudo tem que ser sério?  Por que filmes como Vingadores, ou, digamos, Snatch, são vistos como obras menores perto de outros filmes como Batman:  O cavaleiro das trevas ou O poderoso Chefão?

Ou Brinquedo Assassino 2 ? 
A comparação acima pode ser estranha, e certamente é, porque é injusta. Cada um desses pares de filme pertence a um grupo completamente diferente de entretenimento, e é somente nossa culpa misturar esses tipos, somente por pertencerem a mesma mídia. Isso também se refere a quadrinhos, séries de TV, livros...  Existe uma necessidade de algo leve no entretenimento, porque nem sempre precisamos pensar em nossa vida e modo sócio-político do mundo., Às vezes, só queremos ver uma boa história se desenrolar, ou rir um pouco.

Nem todos os filmes são bons em gerar risadas...


O ponto é, que o entretenimento pipoca é uma obra tal qual seu irmão mais intelectualizado, o entretenimento cabeça, e como tal, deve ser feito com qualidade e competência. Só porque uma obra de entretenimento é feita tão somente com o intuito de divertir, não quer dizer que ela deva ser feita mal e porcamente. E cabe ao espectador cobrar isso dos responsáveis. Porque afinal, grandes obras clássicas existem que foram feitas somente com a diversão em mente. E elas estão longe de serem consideradas "esquecidas"

Caso em questão.
Portanto, antes de julgar uma obra como "descerebrada", veja seus gostos pessoais. Quantas coisas na sua 
vida não valem a pena só pela emoção e diversão que elas representam? Porque o sorvete tem que ter fundamentos marxistas-filosóficos? Ele não pode só dar o prazer de ser um simples sorvete para você? E, mesmo que você queira um sorvete comunista por que não respeitar a forma como o outro sorvete foi produzido (devo ter me perdido na minha metáfora em algum lugar...) ? Isto é, porque não entender obras de entretenimento pipoca com o respeito que se dedica a entretenimento Cabeça? 

É só assim que vai se distinguir entre as merdas e o que realmente tem valor de produção para nós. não com preconceito babão, e sim com a cabeça aberta. 

Dito isto, Battleship é uma BOOOOOOOOOOOOOSTA. Fujam dele como  se foge do casamento!! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua opinião!